quinta-feira, 3 de julho de 2025

Roda de Conversa da Câmara sai do plenário pela primeira vez e chega à escola para alertar jovens sobre as hepatites virais

Nesta sexta-feira (04), pela primeira vez desde que começou a ser realizada em janeiro deste ano, a Roda de Conversa promovida pela Câmara Municipal de Arraial do Cabo será realizada fora do plenário. Amanhã, o encontro chega ao Colégio Francisco Porto, como parte da programação do Julho Amarelo, mês de luta e conscientização sobre as hepatites virais.
A proposta é levar o debate para mais perto do públlico, especialmente dos jovens. O evento será voltado a estudantes de 14 a 17 anos e terá a participação de autoridades da saúde, profissionais da educação e representantes do Legislativo, com o objetivo de esclarecer dúvidas, compartilhar informações e estimular a prevenção contra as hepatites dos tipos A, B e C.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Dieguinho, a descentralização da roda de conversa é um passo importante para aproximar a atuação do Legislativo das comunidades:
“Essa é uma ação concreta para sair dos gabinetes e ouvir de perto os jovens, levando conhecimento e promovendo responsabilidade com a saúde pública. A hepatite é uma doença silenciosa, e precisamos falar sobre ela com quem está em fase de formação e multiplicação de ideias.”

Durante o bate-papo, serão abordadas questões como:
• Formas de transmissão (inclusive por relação sexual desprotegida e objetos contaminados),
• A importância da vacinação, principalmente contra hepatite B,
• O papel da testagem precoce,
• E a quebra de mitos, como a falsa ideia de que a hepatite se transmite por abraço ou beijo.
A campanha Julho Amarelo é uma mobilização nacional que chama atenção para o diagnóstico precoce e o tratamento das hepatites virais, que afetam silenciosamente milhões de brasileiros.
A expectativa é que os estudantes não apenas aprendam, mas também se tornem multiplicadores da informação em suas casas e entre os amigos.

Por Marcelo Cortez